UMA ODE AO ABC
O QUE É UMA ODE AO ABC?
UMA ODE AO ABC é uma suspensão em movimento. Suspendemos a caminhada para olhar para trás e assim, poder seguir rumo afora. Podemos chamá-la também de “balanço do percurso que traçamos até aqui”.
Durante a quase uma década de existência do Coletivo MENELÃO, nosso teatro foi atravessado ferozmente por tudo o que significa a permanência do sujeito-histórico coletivo artístico e sua produção no Grande ABC, enraizando nosso fazer teatral neste chão e insistindo em nossa afirmação como trabalhadoras e trabalhadores da cultura. Se para nossos pais, avós e familiares a única imagem atrelada à palavra trabalho eram as fábricas e metalúrgicas, hoje agimos para ampliar essas possibilidades. Para além dos carros, móveis e tecelagem, o ABC produz e sempre foi capaz de produzir arte e cultura.
Deste modo, organizamos as múltiplas experiências colecionadas em nossa história em um único grande projeto, um registro poético, por meio da nossa linguagem de pesquisa (os teatros de rua). Lançamos o olhar crítico criativo para a saga heróica desse complexo alfabeto que é o ABCDMRR.
O ABC Paulista, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, é composto por 7 municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Curiosamente, foi a primeira região afastada do litoral a ser ocupada pelos invasores portugueses, sendo colonizada por estes antes mesmo da região que hoje configura a capital do estado de São Paulo, no ano de 1553, e sendo batizada como Vila de Santo André da Borda do Campo. O ABC passou a ser reconhecido somente a partir do crescimento das indústrias na região, em meados do século XX, o que atraiu grupos e famílias de migrantes e imigrantes em busca de oportunidades de trabalho. São essas pessoas que construíram o ABC, o povoaram e o fizeram crescer e se tornar o 3º polo econômico do Brasil.
Dividindo este território de aproximadamente 825 km quadrados em alguns episódios-espetáculos, ações performativas, musicais e audiovisuais, este é um projeto que se estende para os próximos anos de trabalho do grupo.
Uma Ode é um tipo de poema musicado criado para exaltar algo ou alguém. Na Grécia antiga as odes homenageavam os heróis da pólis. Heroísmos a parte, o Coletivo MENELÃO tem buscado fabricar a sua Ode ao ABC: um elogio às nossas grandes pólis, uma ação poética sobre a vasta pluralidade de identidades desta região por meio do teatro e suas tantas possibilidades.